segunda-feira, 30 de julho de 2018

Tomb Raider I

 
Nota inicial:

A primeira vez que joguei este jogo foi numa Sega Saturn na casa da minha avó. Eu não tinha mais que 5 anos quando pela primeira vez me assustei com os lobos e ursos que aparecem no primeiro nível. Nunca mais joguei este jogo até que no verão de 2005, numa loja de computadores, me deparei com um Pack da Soldout com os jogos “Tomb Raider” (TR1) e “Tomb Raider II” (TR2). Para meu espanto e tristeza, o primeiro jogo, lançado em 1996, não era compatível com o meu computador e então tive que me contentar com o TR2. De facto, foi provavelmente o primeiro jogo que completei e hoje é o meu favorito. Mas se não tivesse jogado TR1 quando era mais novo, decerto que nunca mais voltaria a jogar este jogo. Consegui finalmente jogar TR1 quando instalei a DOS box no computador (uma consola virtual). Deixo aqui um texto que escrevi em 2007 ou 2008 quando tinha os meus 13 ou 14 anos. Espero que gostem. A propósito, as avaliações feitas aos níveis são meramente arbitrárias. 

O meu blog principal: http://lifeisvida.blogspot.com/
Página de Facebook: 
https://www.facebook.com/lifeisvidagabriel/

Texto original (corrigido e com supressões)

O jogo que marca o aparecimento da heroína dos videojogos é constituído por 15 níveis de aventura e 1 de treino.
Machu Picchu (Peru)
Lara Croft, é contratada pela rica e poderosa Jacqueline Natla para encontrar um misterioso artefacto com o nome de Scion. A aventura começa no túmulo de Qualopec, na Cordilheira dos Andes: Depois de preparada, Lara viaja a Machu Picchu, na América do Sul no entanto o seu guia morre devorado por lobos e Lara prossegue sozinha.
Os primeiros quatro níveis são passados no Peru
1 - Cavernas (fácil)
2 - Cidade de Vilcabamba (fácil)
3 - O vale perdido (fácil)
4 - O túmulo de Qualopec (fácil)
As armas usadas serão as pistolas e a shotgun.
Inimigos encontrados: morcegos, lobos, ursos, velociraptors, t-rexs, múmias e o Larson.
Larson é um arqueólogo que aparece no FMV introdutório; também anda atrás do Scion a pedido de Natla. Infelizmente a sua rivalidade com a nossa exploradora obriga-o a atacar Lara. Esta, apercebendo-se da situação contra-ataca, alcançando a sua primeira vitória. Lara acaba por não matar Larson mas consegue pô-lo a falar. Deste modo Lara segue caminho para descobrir mais pistas por detrás do artefacto.
O vale perdido
St Francis Folly na Grécia
Lara consegue coletar a primeira parte do Scion e prossegue viagem. Depois de encontrar um livro na empresa de Natla sobre o Scion, descobre logo onde está o túmulo de Tihocan, um outro regrador atlante e dono de uma das três partes do Scion, na Grécia; em St. Francis Folly.
Lara Croft chega ao do túmulo de Tihocan, um monumento situado na Grécia. Os 5 níveis são:
5 - St. Francis Folly (dificuldade média)
6 - Coliseu (dificuldade média)
7 - Palácio de Midas (dificuldade média)
8 - Cisterna (dificuldade média)
9 - O túmulo de Tihocan (dificuldade média)
As armas usadas são as pistolas, a shotgun e as magnuns.
Os inimigos são: Leões, leoas, gorilas, crocodilos, morcegos, centauros, ratos gigantes e o Pierre DuPont.
Pierre DuPont é um outro arqueólogo francês que vai aparecendo em vários locais dos níveis, (mas apenas morrerá de vez no nível 9, ou seja, escusa gastar-se tiros de shotgun contra ele porque ele não morrerá até à batalha final).




Palácio de Midas
Lara acaba o nível no túmulo de Tihocan. Na parede dessa tumba encontrava-se um manuscrito a afirmar que a terceira parte do Scion estaria no Egito, tanto que as outras duas partes do Scion lhe dão uma visão de onde está guardada essa parte do Scion! E lá vai a menina Croft na sua mota, a caminho do Egito; mais propriamente, ao Vale dos Reis.

Cidade egípcia de Khamoon
Lara, ao chegar ao Vale dos Reis, vai à cidade perdida de Khamoon:
10 - A cidade de Khamoon (difícil)
11 - O obelisco de Khamoon (difícil)
12 - O santuário do Scion (difícil)
As armas usadas são as pistolas, a Shotgun e as magnuns
Os inimigos são crocodilos, panteras negras, múmias, centauros, mutantes, vampiros mutantes e o Larson que volta a aparecer.


A cidade Khamoon
Lara percorre as galerias egípcias, passando por magníficas esfinges e obeliscos. Assim que chega ao Santuário do Scion, local onde a terceira e última parte do Scion estava guardada, aparece o seu rival, Larson Conway. Lara não tem outra hipótese senão matá-lo de vez.
Ao sair do santuári, Lara depara-se com um imprevisto. Natla e os seus capangas estavam no exterior aguardando que esta aparecesse. Roubam-lhe o Scion e todas as armas e Natla dá ordem para que Lara seja morta. Corajosa como é, Lara consegue fugir atirando-se de um precipício e caindo num rio. Pensando que Lara está morta, Natla e o seu grupo seguem rumo a Atlântida num barco, mas não sem que Lara os consiga seguir na sua mota. 



Atlântida


Lara, ao alcançar o barco de Natla, esconde-se no porão e assim que chegam a Atlântida foge, deparando-se com as Minas de Natla.
Os níveis de Atlântida são:
13 - As minas de Natla (muito difícil)
14 - Atlântida (muito difícil)
15 - A grande pirâmide (muito difícil)
As armas usadas são as pistolas, a shotgun, as magnuns e as uzis.
Os inimigos são os centauros, os atlantes mutantes, vampiros mutantes, o texano (nível 13), o rapaz do skate (nível 13), o homem junto à entrada da pirâmide (nível 13), o mutante monstruoso (nível 15) e Natla em forma mutante (nível 15).
Lara chega às minas de Natla e percorre por galerias e vales cheios de lava, conseguindo chegar a um outro sítio ainda com mais lava! Natla coloca as peças do Scion numa peça giratória que leva os seus mutantes a despertar. Surge ainda uma pirâmide soterrada há milénios: A pirâmide de Atlântida!
Lara consegue alcançar o topo da pirâmide e encontra as três partes do Scion, tendo uma visão do passado: Natla a ser presa por Tihocan e Qualopec, pois ele fizera de Atlântida um lugar perigoso para se viver, tendo criado imensos seres mutantes e desobedecido à ordem dos três regradores atlantes. Acabam por condenar Natla a um congelamento eterno para pagar pelas suas más ações.
Natla interrompe a visão de Lara. Ao lado do Scion estava o maior mutante que alguma vez criado, ainda dentro de um casulo. Lara tenta interromper a criação daquele monstro, no entanto, Natla empurra Lara para o precipício, tendo caído juntamente com a exploradora. Felizmente Lara conseguiu saltar para uma plataforma: a mesma onde aquele monstro estava prestes a nascer.


Atlântida
Começa então o último nível; Lara mata o monstro e volta ao topo da pirâmide para destruir e recuperar as três partes do Scion. A ilha começa então a tremer e as paredes começam a fender.  No meio da confusão, Natla aparece uma vez mais, na sua forma verdadeira: Natla é uma imortal com asas: Não é um ser humano! Lara faz de tudo para se livrar de Natla e finalmente consegue sair daquele cataclismo! Finalmente, Lara consegue vencer a sua primeira missão com êxito!


André Gabriel, 2007/2008 (??)

O meu blog principal: http://lifeisvida.blogspot.com/
Página de Facebook: 
https://www.facebook.com/lifeisvidagabriel/
(Deixem um like :) )
(Deixem um like :) )

Sem comentários:

Enviar um comentário